quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

I - A Berlenga Grande e o Forte

(Olympus E-500; Obj. 14-54 mm)
A Ilha Berlenga Grande situa-se a cerca de 10 Km da Costa Portuguesa, a 45 minutos de barco da Cidade de Peniche. Do seu cais partem as carreiras marítimas regulares de verão. A Ilha Berlenga Grande teve uma grande importância estratégica e histórica, constituindo actualmente uma importante Reserva Natural. Porque se trata de um lugar paradisíaco que relativamente poucos conhecem, resolvi criar uma categoria distinta mostrando fotos e descrevendo com algum pormenor quão empolgante pode ser a sua visita.
Ao mesmo tempo que mostrarei fotos e links com detalhes históricos que ajudarão a conhecer a sua história, transmitirei também algumas das minhas experiências e conhecimentos mais actualizados sobre o local.
Por agora começo por lhes falar sobre o forte de S. João Baptista, a arquitectura mais antiga da Ilha, cuja história remonta há muitos séculos. É aqui que irão ser relatados e fotografados os momentos mais empolgantes de toda a minha aventura.

Seria impossível transcrever todos os pormenores históricos de referencia, por isso deixo essa tarefa à Wikipédia que tão bem o faz. Assim tereis, não apenas oportunidade de apreciar a bela e extensa história como melhor acompanhar os episódios das minhas futuras descrições.

Aproveitem também para entrarem nos links existentes no final dessa página em relação ás Fortalezas existentes em Portugal, para verem o que representa cada uma. Espero que gostem e alguns mesmo se surpreendam com esta viagem ao passado.

Estimo que se divirtam. Agora, será esse o meu maior prazer. Obrigado

1 comentário: