domingo, 1 de fevereiro de 2009

3 Dias de Luto

A partir de hoje vou-me ausentar no blog cumprindo 3 dias de luto!
Não, queridos amigos, felizmente não perdi nenhum ente querido, familiar ou amigo mas porque me invade uma profunda tristeza e uma grande revolta.
Foi este o simples meio que encontrei e me vou servir para protestar veemente contra a milagrosa celebridade que decidiu implementar, de forma pouco discriminatória, taxas para fotografar em áreas protegidas Nacionais e pelos vistos, não só.
De facto o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade resolveu implementar taxas para quem se dedicar a esta actividade nas zonas protegidas. E não se pense tratar-se de taxas simbólicas. Na realidade o preço a pagar por uma fracção de 7 horas (diária) é 200 €. O seu prolongamento é cobrado a 25 € por cada hora.
Também, entre outras, serão cobradas taxas de visitas pedonais.
Para ver uma descrição mais completa chamo a atenção para o site pessoal de José Antunes, editor da Revista Fotodigital, para as suas palavras de estupefacção e de revolta. Deixo-vos também o link para que consultem a tabela das taxas do ICNB.


Até lá vou meditar sobre a orientação da minha actividade no Blog porque, como compreenderão, perdi a vontade de continuar a descrever e demonstrar as belezas naturais das áreas protegidas do País porque me começo a interrogar sobre de que modo poderei incentivar as pessoas a visitarem a ilha Berlenga (é apenas um exemplo de um tema actual do meu Blog) com tantas e tão importantes restrições para os visitantes. Por outro lado, passando a serem cobradas taxas aos fotógrafos, mesmo em visita, não faz sentido que continuem a fazer "publicidade" grátis das belezas que fotografam.
Desejo as rápidas melhoras... deste País.

3 comentários:

  1. Fiquei sem palavras, ainda bem que estive em bom tempo agora era impensável, mas somos profissionais para cobrarem estes valores, só espero que não se lembrem de cobrar em qualquer sitio.
    Assino também aqui a minha revolta.

    ResponderEliminar
  2. que estupidez, se isto for para ir para a frente vai ser 1 desastre.

    tb sou completamente contra.

    ResponderEliminar
  3. isso é um absurdo!!! vcs tem que lutarem contra isso.

    deixo aqui também meu protesto e indignação!!!
    seria a mesma coisa se começassem a cobrar p se tirar fotos do cristo redentor no rio, seu cartão postal ou os dois morros em fernando de noronha!!!

    absurdo!!!

    ResponderEliminar