domingo, 8 de fevereiro de 2009

Lisboa à Noite


Foto tirada na época festiva do natal na Rua Augusta em Lisboa. Uma das principais ruas da Cidade, enquadra-se na baixa pombalina mandada reconstruir pelo Marquês de Pombal após o violento terramoto de 1755 que a destruiu. Começa no Arco Triunfal da Praça do Comércio e finda no Rossio. Encontra-se fechada ao trânsito há mais de 2 décadas, sendo uma das mais concorridas pelos peões que circulam e fazem as suas compras nos muitos estabelecimentos da zona.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

V - Flashs da Ilha



(Olympus E-500; Obj. 14-54 mm)
Cumpridos que estão os 3 dias de luto em repúdio, pela acção do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, de fazer incidir uma série de taxas sobre fotógrafos e visitantes de áreas protegidas (Conforme a mensagem anteriormente postada) e com o intuito de não quebrar as espectativas dos seguidores deste blogue, decidi continuar a publicar o tema "Berlenga Grande" (considerada também uma área protegida) até ao seu termo.


Atingimos a parte mais alta da ilha e olhando o seu interior observamos o já referido farol. Quando a nossa vista incide para o exterior , em redor da Berlenga podemos ver de perto a pureza das águas quer pelo encanto das suas tonalidades quer pela beleza sublime da sua transparência. Deixando que a vista se afaste delicia-mo-nos com com os característicos rochedos que a serpenteiam de perto e com as características escarpas que espreitam no fundo o Oceano Atlântico ao mesmo tempo que aos nossos ouvidos ressoam continuamente os estridentes gritos dos milhares das gaivotas que ali habitam.
Uma maravilhosa visão!
(Continua no próximo Capítulo - VI)

domingo, 1 de fevereiro de 2009

3 Dias de Luto

A partir de hoje vou-me ausentar no blog cumprindo 3 dias de luto!
Não, queridos amigos, felizmente não perdi nenhum ente querido, familiar ou amigo mas porque me invade uma profunda tristeza e uma grande revolta.
Foi este o simples meio que encontrei e me vou servir para protestar veemente contra a milagrosa celebridade que decidiu implementar, de forma pouco discriminatória, taxas para fotografar em áreas protegidas Nacionais e pelos vistos, não só.
De facto o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade resolveu implementar taxas para quem se dedicar a esta actividade nas zonas protegidas. E não se pense tratar-se de taxas simbólicas. Na realidade o preço a pagar por uma fracção de 7 horas (diária) é 200 €. O seu prolongamento é cobrado a 25 € por cada hora.
Também, entre outras, serão cobradas taxas de visitas pedonais.
Para ver uma descrição mais completa chamo a atenção para o site pessoal de José Antunes, editor da Revista Fotodigital, para as suas palavras de estupefacção e de revolta. Deixo-vos também o link para que consultem a tabela das taxas do ICNB.


Até lá vou meditar sobre a orientação da minha actividade no Blog porque, como compreenderão, perdi a vontade de continuar a descrever e demonstrar as belezas naturais das áreas protegidas do País porque me começo a interrogar sobre de que modo poderei incentivar as pessoas a visitarem a ilha Berlenga (é apenas um exemplo de um tema actual do meu Blog) com tantas e tão importantes restrições para os visitantes. Por outro lado, passando a serem cobradas taxas aos fotógrafos, mesmo em visita, não faz sentido que continuem a fazer "publicidade" grátis das belezas que fotografam.
Desejo as rápidas melhoras... deste País.

IV - Do Alto da Ilha








(Olympus E-500; Obj.14-45 mm - ISO 200)
(Carregue na imagem para ver ampliada)

Do alto da ilha avista-se o belo farol que vos descrevi anteriormente em pormenor mas rodando 180º observamos toda a beleza natural da magnífica paisagem que a circunda ou à distância até que se perca de vista no horizonte.
Nas bonitas águas das imediações da Berlenga podemos deliciar-nos com os lúdicos e descontraídos movimentos dos barcos de recreio que navegam em redor ou transportando os visitantes ás numerosas grutas ali existentes ou também, simplesmente fundeados para que os veraneantes contemplem e desfrutem todo o prazer de um belo dia.
A paisagem é maravilhosa e indescritível em todo o seu esplendor.
(Continua no próximo. Cap. - V)